segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Psicanálise:


Psicanálise:

Criador: Sigmund Freud (6 de maio de 1856 a 23 de setembro de 1939)

Freud apresentou sua teoria entre o final do séc. 19 e início do séc. 20. Por ser medico, preocupou-se em diagnosticar e tratar de problemas psíquicos, trabalhando sua teoria em consultório medico, Inicialmente priorizava as reações somáticas.
Ao apresentar sua teoria a comunidade medica, causou grande choque, sendo hostilizado pela ala mais conservadora, pois sua teoria apontar homem como guiado por instintos e desejo sexual (reprodução) como principal gatilho para o desenvolvimento cognitivo.
Para entender e explicar o funcionamento da mente humana, ele descreve a estrutura do aparelho psíquico, separando-a em três partes: Inconsciente, Pré-consciente e Consciente, ou, ID, EGO e SUPEREGO.

ID, EGO e SUPEREGO.

O id é a fonte da energia psíquica (libido). O id é formado pelas pulções - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer, ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo.

O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano.

 O superego tem três objetivos:
  1. Inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral);
  2. Forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) e
  3. Conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal).
O superego forma-se após o ego, durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivíduo não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada, certo ou errado, sem meio-termo).

Estágios Psicosexuais.

Os estágios do desenvolvimento da psique começam a partir da sensibilidade relacionada aos sentidos e descobrimentos do fazer físico.

Estágio
Idade
Zona Erógena
Oral
0-2
boca
Anal
2-4
anus - ureta
Fálica
4-5
genital
Latência
5-puberdade
dormência
Genital
Puberdade
Todas as características sexuais primárias e secundárias


Nenhum comentário:

Postar um comentário