quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Porque e como aprendemos?

Para Piaget, não existe estrutura de conhecimento inato, ou seja, nascemos uma folha em branco, dizia ele que toda estrutura pré-supõem uma construção, logo tudo que sabemos, dês das informações mais antigas, são aprendidas através de estímulos externos.

Porque e como aprendemos?


Piaget, por ser biólogo, "levou Darwin" para a psicologia. Ele diz que o homem primitivo se adaptou aprendendo com o meio, e por vários fatores biológicos, desenvolveu a cultura para sobreviver, fez ferramentas e transformou o meio, acumulou conhecimento ele re-configurou o planeta. Então aprendemos para sobreviver, para se defender, para se alimentar, para reproduzir, para disseminar a espécie e o resto são instintos biológicos, chorar ao sentir dor, dilatar e comprimir a pupila de acordo com a luz, fome, sede, etc

As crianças, segundo Piaget, aprende apartir de esquemas, ela vai se adaptando ao meio construindo esquemas mentais a cada situação nova que lhes aparece, dês de entender como se fala, jeito de segurar determinado objeto, etc


“os esquemas tornam-se cada vez mais complexos com o desenvolvimento. Inicialmente, se baseiam nos reflexos, posteriormente incluem comportamentos voluntários e mais tarde são principalmente as operações mentais.” (Paulo Gomes http://www.sead.furg.br/mod/resource/view.php?id=11860)


Então, para Piaget o os esquemas vão se desenvolvendo apartir de um processo de adaptação, onde a criança e estimulada pelo meio, e apartir dos estímulos ela usa de esquemas para se adaptar a situação nova. E assim vamos acumulando conhecimento e desenvolvendo nossa inteligência a cada nova necessidade de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário